Leituras Literatura

Querido A longa viagem a um pequeno planeta hostil

01 abr 20180 Comentários

Obrigada pela viagem. E obrigada por tudo que aprendi a bordo da Andarilha.

Engraçado como eu achava que você era totalmente diferente, pensava que a leitura seria cheia de ação, com tiros de laser para todos os lados e a tensão ofegante da aventura. Bom, você foi sereno, simplesmente porque não tratava de manter a minha mente ocupada com as peripécias de um protagonista. Você falou ao coração.

A ficção científica tem dessas surpresas, ela nos dá a chance de percebermos nós mesmos pelo olhar de seres muito diferentes de nós. Adorei ver a humanidade pelos seus olhos e notar como concordamos em muitas coisas. Nós, humanos, somos frágeis, até primitivos. Nossa arrogância nos faz acreditar que somos os donos da galáxia (ou até do universo!). Talvez só entenderemos como somos pequenos quando perdermos nosso pequeno planeta azul.

Eu fiquei verdadeiramente tocada com as histórias dos nove membros da Andarilha. A única espécie ali à qual conhecia era a humana (com um leve entendimento sobre as IA – Inteligências Artificiais), mas você colocou todos em perspectiva, aprofundou seus dilemas, trouxe tanto carinho e verdade ao tratar dessas pessoas que me fez entender como ainda damos importância às diferenças, em vez de nos satisfazermos com as semelhanças e o respeito. A Andarilha poderia ser a Terra, com uma tripulação muito diferente entre si em valores e cultura, mas unidos com um mesmo propósito. Poderia…

Não vou cansar de te recomendar para pessoas que queiram livros sobre os quais refletir. Aquele tipo de livro que faz a gente olhar para dentro e descobrir o que tem lá de verdade. E também olhar para fora e encontrar o que faz sentido em todo o caos. 

Com muito amor,

Taty

 

— * —
Livro: A longa viagem a um pequeno planeta hostil
Autora: Becky Chambers
Editora: Darkside
Páginas: 345
Tags:

Você pode gostar também:

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário